Farol com informações da Assessoria

Publicado às 05h13 desta sexta-feira (9)

Antes mesmo de começar o mandato do presidente eleito, Jair Bolsonaro, a oposição tem se mostrado ativa nos debates e críticas contra as medidas anunciadas para o ano que vem.

Em Serra Talhada, o vereador Sinézio Rodrigues (PT) não contou conversa e apontou como “lamentável” o anúncio da redução em 50% no orçamento da assistência social, além de condenar a Reforma da Previdência, que está sendo ventilada a votação ainda para este ano.

Em sessão realizada nesta segunda-feira (05), o parlamentar afirmou que a Proposta Orçamentária do Poder Executivo Federal para 2019 afetará de forma drástica os trabalhadores e as famílias mais carentes.

“O governo prevê uma redução de 50% no orçamento da assistência social e isso vai afetar os que mais precisam dos programas sociais. Para ter ideia, vão ficar de fora do Benefício de Prestação Continuada (BPC), 2,3 milhões de idosos e deficientes. No Bolsa Família serão 7 milhões de pessoas em situação de pobreza ou extrema pobreza que serão afetadas. Serão muitas pessoas desamparadas por programas que visam assegurar o direito a vida e a dignidade. É lamentável que quem pague o pato desta crise, que se instalou no país, sejam as pessoas que mais precisam. Se não revertemos isto teremos muitas famílias em situação de vulnerabilidade”, afirmou Sinézio.

Segundo Sinézio, cerca de 17 mil CRAS e CREAS serão extintos por falta de recursos, e o novo projeto para a Reforma da Previdência deixará o Brasil em uma situação pior do que se encontrava durante o governo Michel Temer.

“Nesta nova proposta não querem incluir legislativo e militares. Os militares são minoria de aposentados mas que impacta com quase 50% do déficit que eles dizem que a previdência tem, sem falar nos bancos que deixam de pagar a previdência. Então nós precisamos nos atentar a estas movimentações; porque elas irão prejudicar os trabalhadores e quando o trabalhador está sendo prejudicado, nós vereadores, que estamos mais próximo da população, é que iremos ser procurados para poder auxiliá-lo, então temos que começar a levantar esse debate e conscientizar a população neste sentido”, declarou o vereador.