Foto: Reprodução

Por Folha de Pernambuco

vocalista do Guns N’ Roses, Axl Rose, foi acusado de ter agredido sexualmente uma mulher em 1989, de acordo com um documento judicial ao qual a AFP teve acesso nesta quarta-feira. No processo, a vítima, Sheila Kennedy, atriz e modelo, alega que Rose “a agrediu sexualmente” e que ela “não consentiu e se sentiu dominada”.

caso teria acontecido em um quarto de hotel em Nova York, nos Estados Unidos, depois que a dupla se conheceu em uma boate. O processo civil foi apresentado nesta quarta e exige que Rose, cujo nome verdadeiro é William Bruce Rose, enfrente um julgamento com júri.

“Rose usou sua fama, status e poder como celebridade e artista na indústria musical para obter acesso para manipular, controlar e agredir violentamente Kennedy”, afirma a denúncia. Os advogados de Sheila dizem que “esta ação é oportuna de acordo com a Lei de Sobreviventes Adultos de Nova York”, que permite que supostas vítimas de abuso sexual entrem com ações civis além do prazo de prescrição.

Entenda o caso
Nos documentos, a modelo relata ter conhecido o cantor em uma boate. Naquela noite, ele teria convidado Sheila e outras modelos, que ainda não comentaram o caso, para “continuar a festa” em seu quarto. Lá, o vocalista teria encurralado Sheila quando ela saiu do banheiro. Ela disse ter sido “violentamente empurrada contra a parede e beijada”.

Segundo o relato, a modelo decidiu continuar na festa porque “achava Rose atraente e não estava inteiramente oposta à ideia de dormir com ele”. Pouco depois, no entanto, o cantor começou a fazer sexo com outras duas modelos, o que deixou ela e uma terceira mulher desconfortáveis.

Mais tarde, Rose teria jogado a modelo na cama e amarrado as mãos dela por trás do corpo usando uma meia-calça. Sheila alega que, naquele momento, o cantor a estuprou, penetrando o seu ânus à força. No documento, é dito que ele “a tratou como propriedade, e a usou apenas para o seu prazer sexual”, e que “ele não usou camisinha”.

“Sheila não consentiu a este ato, e se sentiu desamparada. Ela sentiu que não tinha escapatória, que estava sendo obrigada a concordar com o que estava acontecendo. Ela acreditava que Rose a atacaria fisicamente, ou faria coisa pior, caso ela tentasse lutar. Entendeu que a coisa mais rápida a se fazer era deitar na cama e esperar que Rose terminasse”, continua.

Estresse pós-traumático
Sheila também alega que sofreu sintomas de estresse pós-traumático depois do caso, além de ter lutado contra a ansiedade e a depressão pelos anos que se seguiram, o que comprometeu o seguimento de sua carreira.

O texto do processo menciona o “histórico de abuso” de Rose. Duas ex-namoradas, Erin Severly e Stephanie Seymour, o acusaram de agressão e comportamento abusivo em uma matéria da People de 1994.