Na manhã deste domingo (14) a redação do Farol recebeu uma nota de repúdio contra o site. A nota foi enviada pelo vereador Gin Oliveira, que atacou o líder da Oposição, Vandinho da Saúde, nas redes sociais, lhe taxando de Pinóquio, e ainda atacou o deputado estadual Luciano Duque, lhe chamando de ‘Coronel’.
Em matéria veiculada pelo Farol, escrita por Giovanni Sá, foi dito que o parlamentar baixou o nível da pré-campanha (leia aqui), mas os governistas não aceitaram a opinião, e preferiram atacar o Farol com a nota de repúdio. Leia abaixo. A nota foi debatida e assinada por todos os vereadores da base de Márcia Conrado.
NOTA DE REPÚDIO
Nós, vereadores da situação, manifestamos nosso veemente repúdio ao tratamento agressivo, ofensivo e depreciativo presente na matéria intitulada “Líder do governo baixa o nível da pré-campanha com provocações”, veiculadas pelo site Farol de Notícias.
A liberdade de expressão, um princípio fundamental em nossa democracia, não pode ser deturpada como uma licença para atacar gratuitamente as pessoas, como tem feito reiteradas vezes, nem obtendo desta página tratamento especial e diferente do tratamento dispensado aos demais integrantes deste legislativo.
Os veículos de comunicação têm a responsabilidade de não se deixarem influenciar por interesses particulares, devendo conduzir suas ações de maneira ética e imparcial. Infelizmente, essa premissa não foi observada na referida matéria, na qual o veículo de imprensa Farol de Notícias lança ataques à atuação parlamentar combativa do Vereador Gin Oliveira.
A liberdade que os meios de comunicação possuem para informar a sociedade não os autoriza a assumir o papel de juízes morais das condutas. Eles não têm o direito de, a seu bel-prazer, determinar quem está certo ou errado nos embates políticos.
Entendemos que as autoridades públicas têm o dever de manter comportamentos éticos e morais, não sendo adequado que adotem uma postura combativa em relação às críticas ao governo, ao mesmo tempo em que praticam condutas inapropriadas, como interferir na livre circulação de pessoas no espaço público.
Ressaltamos a importância de um jornalismo responsável e imparcial, que contribua para o fortalecimento da democracia, ao invés de promover divisões e alimentar conflitos desnecessários. Exigimos respeito pela integridade e ética no exercício do jornalismo, e instamos ao site Farol de Notícias a refletir sobre sua responsabilidade na formação da opinião pública.
44 comentários em Vereadores se unem contra o FAROL em defesa de Gin Oliveira