DSC_0163-1Estação de esgoto em dezembro de 2014: FAROL foi acionado para alertar a prefeitura, que ainda não fez nada (Foto: Alejandro García/Farol)

Um velho problema continua tirando o sono e a saúde dos moradores do bairro da Caxixola em Serra Talhada. A estação de esgoto do bairro continua sub-dimensionada e com problemas para atender toda localidade, resultado: se o equipamento já vinha apresentando problemas antes das chuvas, com o início delas, a coisa piorou ainda mais.

O FAROL recebeu fotos de leitores  nas imediações da estação de esgoto, que transbordou espalhando um líquido fétido de fezes e urina na avenida principal do bairro. “Isso é uma falta de respeito, cadê o cumprimento da promessa que nos fizeram aqui mesmo pelo FAROL“, cobraram alguns moradores, com indignação.

A promessa foi feita pelo atual secretário de Serviços Públicos, Célio Antunes. Ele disse à reportagem que o caso seria encarado de frente nos meses de janeiro e fevereiro deste ano. O FAROL entrevistou Célio em dezembro de 2014, quando ele firmou o prazo dando garantias de resolução do problema da estação de tratamento.

Neste mês de abril, a estação de esgoto transbordou após as chuvas. Dejetos chegaram até a avenida principal do bairro (Foto enviada por moradores da Caxixola)

20150409_105147[1]

O sistema de esgoto, que é de responsabilidade do poder municipal, foi construído em 1999, no governo Tião Oliveira, e desde então não recebeu qualquer reforma para acompanhar o crescimento do bairro. Quando a estação foi concluída, há 15 anos, a Caxixola possuía cerca de 300 casas. Atualmente, o local tem aproximadamente 1500 residências.

“Aqui é preciso uma reforma completa com ampliação de toda a estrutura para atender o crescimento do bairro”, opina o morador Nelson Braz, preocupado com a saúde da família. Ele conta que a filha pequena vive constantemente doente por conta da falta de higiene ao lado de sua casa.

Veja também:   MPPE determina horário de fim de festa em ST; multa é de R$ 30 mil

DESAFIO FICARÁ PARA MÁRCIO OLIVEIRAMárcio Oliveira

Com as recentes mudanças que devem acontecer no secretariado do prefeito Luciano Duque, nos próximos dias, quem assumirá a responsabilidade pela estação de esgoto será o novo secretário de Serviços Públicos, Márcio Oliveira, que parece disposto a encarar de frente os problemas inerentes à pasta. O então secretário Célio Antunes deverá ser realocado.

 

Confira mais fotos

DSC_0161DSC_0165Morador da localidade, Nelson Braz, acionou o FAROL em 2014 e ainda não viu o problema revolvido. Ele conta que a família vive constantemente doente