Do Blog do Alvinho Patriota

Música, poesia, cinema, artesanato e folclore compõem a programação da Festa do Umbu 2022, que ocorre nesse fim de semana na Fazenda Floresta, na zona rural de Parnamirim-PE. A 7ª edição do evento, que celebra a árvore sagrada do Sertão, está agendada para sábado, 16, e domingo, 17, aberta ao público em geral.

As atividades começam nesse sábado, a partir das 19h, com exibição do filme “Na Quadrada das Águas Perdidas” no Espaço Cultural Umbu Bom. Dirigido por Wagner Miranda e Marcos Carvalho, o longa tem participação do ator Matheus Nachtergaele (intérprete de João Grilo em ‘O Auto da Compadecida”). Na sequência o público se diverte ao som de ritmos variados – rock, pop, MPB, xote e forró.

Veja também:   Colisão entre moto e carro na BR-232 deixa uma pessoa ferida em ST

No Domingo de Páscoa a programação começa pela manhã, com apresentação de reisado, uma das mais tradicionais manifestações do folclore nordestino. Em seguida se apresentam os Reis de Congo da Ilha de São Félix (Orocó), a Cia de Dança na Pisada do Sertão (Terra Nova) e o Maracatu Baque Virado (Salgueiro). Paralelamente, o público pode visitar a feirinha de artesanato e adquirir alguma lembrança da comunidade. Encerrando, haverá exibição do filme Semi Úmido e shows de Sol Ferreira, Maciel Melo e Flávio Leandro.

O evento é uma iniciativa do fotógrafo Lídio Parente, que morou durante 20 anos no Rio de Janeiro e retornou para sua terra natal com a finalidade de investir na agroecologia, agricultura familiar sustentável e convivência com o semiárido. Apoiam, a Prefeitura de Parnamirim, a instituição Ribeira da Floresta e outros parceiros.