Do g1

Foto: Leo Motta/Sistema Fiepe/Divulgação

Estão abertas, até segunda-feira (18), as inscrições para 330 vagas em cursos técnicos gratuitos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As aulas são presenciais, têm previsão de começar em maio e acontecem nas escolas no Recife (Areias e Santo Amaro), Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Caruaru e Petrolina.

É possível se inscrever na internet. As oportunidades são para pessoas com baixa renda que concluíram o ensino médio e obtiveram média superior a 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2019, 2020 ou 2021.

Segundo o edital, disponível na internet, as bolsas de estudos integrais estão distribuídas em 11 cursos, como refrigeração e climatização, manutenção automotiva e eletrotécnica (confira lista mais abaixo). As capacitações têm carga mínima de 800 horas e buscam tornar os alunos profissionais aptos a atuarem em diversas áreas do setor industrial.

Veja também:   Suspeitos de mandar matar Marielle Franco vão para presídios federais

“O preenchimento das vagas será feito a partir da ordem de classificação geral dos candidatos, considerando as médias obtidas na prova do Enem”, disse o Senai, por meio de nota.

A previsão do Senai é que o resultado do processo seletivo seja divulgado na terça-feira (19) e que as matrículas dos aprovados ocorram entre os dias 20 e 25 de abril, na escola indicada na inscrição.

Para se matricular, é preciso apresentar cópias do certificado de conclusão do ensino médio, histórico escolar ou declaração da escola; RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira de trabalho ou passaporte; CPF e comprovante de residência, além da autodeclaração da condição de baixa renda e do comprovante contendo as notas do Enem.

Veja também:   Governo federal vai financiar reconstrução da ponte em Baltimore

Vagas por escola

Senai Areias:

Automação industrial (noite) – 10 vagas
Eletrotécnica (manhã) – 10 vagas
Redes de computadores (tarde) – 30 vagas

Senai Santo Amaro:

Administração (noite) – 20 vagas
Eletromecânica (manhã) – 10 vagas
Mecânica (tarde) – 10 vagas
Mecatrônica (tarde) – 10 vagas
Segurança do trabalho (tarde) – 15 vagas

Senai Cabo:

Eletromecânica (tarde) – 30 vagas
Logística (noite) – 15 vagas

Senai Caruaru:

Administração (tarde) – 30 vagas
Manutenção automotiva (tarde) – 30 vagas

SENAI Ipojuca:

Logística (tarde) – 40 vagas
Segurança do trabalho (tarde) – 40 vagas

Senai Petrolina:

Refrigeração e climatização (tarde) – 30 vagas