Moradores denunciam ausência de coleta em ST
Moradores registram lixo acumulado – Foto: cedidas ao Farol de Notícias

Moradores de quatro bairros serra-talhadenses voltaram a procurar a redação do Farol, na manhã desta sexta-feira (5), para reclamar da ausência de coleta de lixo em Serra Talhada.

Muitos alegam que há três dias os caminhões da Secretaria de Serviços Públicos não passam nas ruas nos dias combinados e os animais estão ‘fazendo a festa’ rasgando as sacolas e espalhando sujeira pelas vias.

Só nesta manhã, o Farol recebeu reclamações de moradores nos bairros Cohab, AABB, Ipsep e Caxixola.

Um dos moradores alega que viu caminhões compactadores da Prefeitura de Serra quebrados na estrada de acesso ao município de Afogados da Ingazeira.

Moradores denunciam ausência de coleta em ST

Apesar disso, a reportagem do Farol não conseguiu confirmar essa informação junto à secretária de Serviços Públicos, Simone Daniel.

Há semanas que ela se nega a atender o Farol, não atende nossas solicitações de entrevista e nem de pedidos de informação.

Vídeos enviados por leitores mostram sacolas e caixas de lixo acumuladas em diversos pontos da Capital do Xaxado e escancaram a revolta dos moradores diante a situação.

Entre no grupo de WhatsApp do Farol de Notícias clicando aqui

“Eu vi um negócio hoje: não foi passado carro do lixo. Está uma vergonha aqui na AABB. Meio mundo de lixo. Eu sei que os cachorros é que vão espalhar tudo essa noite. Amanhã vai ser uma bagaceira. Aqui passa terça, quinta e sábado. Aí hoje não passou, agora só sábado. Virou um caos o lixo”, desabafou um morador.

O OUTRO LADO

A redação do Farol tentou conversar com a Secretária de Serviços Públicos, Simone Daniel, porém até o fechamento desta matéria ela não respondeu, mais uma vez, a nossa solicitação.

Moradores denunciam ausência de coleta em ST

CRISE E DESATIVAÇÃO DE LIXÃO

A reportagem fotográfica do Farol de Notícias esteve, na última terça-feira (2) na região de transbordo para avaliar a situação do lixo que estava sendo armazenado de forma irregular pela Prefeitura de Serra Talhada.

Cumprindo a determinação do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE), a prefeitura realizou a limpeza do local e enviou o lixo para o aterro sanitário de Afogados da Ingazeira.

O local que deveria ser temporário para os resíduos coletados pelos caminhões compactadores foi fechado por ordem do TCE que após ser acionado pelo vereador Vandinho da Saúde, fez uma vistoria técnica e constatou as irregularidades.

A denúncia do parlamentar expôs uma crise na coleta do lixo que, segundo ele, foi provocada pela incompetência da gestão municipal.

Moradores denunciam ausência de coleta em ST

“E tem mais: as empresas Piomonte e a CR Ambiental, que prestam serviços ao governo municipal, infelizmente, a Piomonte, que tem que pagar aos garis, está há quase quatro meses que não recebe nada. São mais de R$ 3,6 milhões. E a CR Ambiental tem um crédito de quase R$ 2 milhões. Por isso que está um caos em Serra Talhada, por falta da pagamento às empresas que recolhem lixo”, contou Vandinho.

Além do lixão irregular, o vereador chamou atenção para os 5 caminhões compactadores que estão quebrados no pátio da Secretaria de Serviços Públicos.

“Hoje, vários bairros de Serra Talhada estão sendo afetados por falta de recolhimento de lixo. Ora, dos seis compactadores, cinco estão quebrados dentro da Secretaria de Serviços Públicos. E pasmem vocês: estão no pátio da secretaria cheios de lixo com a maior fedentina”, finalizou o parlamentar.

CONFIRA OS VÍDEOS DOS LEITORES

Moradores denunciam ausência de coleta em ST