Novo lote da restituição do Imposto de Renda fica disponível esta semana
Novo lote da restituição do Imposto de Renda fica disponível esta semana. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

Por FDR Notícias

Se você está aguardando a restituição do Imposto de Renda, confira sua situação e tenha certeza de que todas as informações foram preenchidas corretamente para evitar problemas no processo de reembolso do IRPF.

Dos R$ 457.737.780,06 destinados à restituição do Imposto de Renda, cerca de R$ 381.694.119,54 são para contribuintes que têm prioridade. Entre eles, estão 5.469 idosos com mais de 80 anos38.119 contribuintes de 60 a 79 anos4.816 pessoas com deficiência física ou mental, ou doença grave, e 12.220 cuja principal fonte de renda é o magistério.

Veja também:   UFRPE realiza 1º Seminário Conversas Mal-ditas em ST

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Além disso, 222.250 contribuintes que não têm prioridade legal, mas receberam preferência por usarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX. O lote também inclui outros 70.474 contribuintes sem prioridade específica.

restituição do Imposto de Renda, representando a devolução de tributos pagos em excesso, será distribuída em cinco lotes, priorizando grupos específicos ao longo dos meses estipulados.

Calendário de restituição do Imposto de Renda 2024

  • Primeiro lote: 31 de maio;

  • Segundo lote: 28 de junho;

  • Terceiro lote: 31 de julho;

  • Quarto lote: 30 de agosto;

  • Quinto lote: 30 de setembro.

Grupos prioritários da restituição do Imposto de Renda em 2024

De acordo com a Receita Federal, têm prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda 2024, os seguintes grupos:

  • Idosos acima de 80 anos;

  • Idosos entre 60 e 79 anos;

  • Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;

  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Após, vem o grupo de contribuintes que optaram pelo modelo pré-preenchido e pela restituição por Pix. Neste último, porém, o método de pagamentos instantâneo vale apenas para quando a chave é o CPF do contribuinte. Chaves de Pix que usam e-mail, telefone ou código aleatório não podem receber a restituição.

Veja também:   Inscrições para o Fies começam em hoje (12)

Por fim, quando todos esses contribuintes que se encaixam nos critérios da lista acima receberem suas restituições, a Receita Federal passará a devolver o imposto recolhido em excesso dos demais cidadãos.